Future

Ir para conteúdo principal

Menu Principal

Nosso blog

Fonte segura de conhecimento

Fabricantes de automóveis aumentarão investimentos para proteger veículos de ataques de hackers

Future

03/10/2017

Com o passar dos anos os carros estão cada vez mais equipados com itens tecnológicos. Entre telas que se conectam ao celular e tornam o multimídia do veículo um smartphone à o serviço de concierge a bordo, estão ainda os carros autônomos, o futuro das montadoras que não param de planejar modelos que já estacionam sozinhos e que permitirão direção semiautônoma, de início, e completamente autônoma nas próximas etapas.

Os benefícios do avanço tecnológico no mundo automotivo são imensuráveis, tanto para o trafego, quanto para o conforto dos motoristas e passageiros. Mas tudo tem seu lado ruim. Com mais sistemas inteligentes nos veículos (recursos digitais para entretenimento, telefonia celular, reconhecimento de voz, navegação), a segurança digital de carros conectados é um novo motivo de preocupação para as montadoras. Um levantamento recente feito pela resseguradora Munich Re apontou a segurança cibernética como a principal preocupação nos veículos autônomos

Em 2015, dois hackers Charlie Miller e Chris Valasek invadiram e controlaram um Jeep Cherokee 2014, que era dirigido pelo jornalista Andy Greenberg, em uma rodovia a quilômetros de distância. (Veja vídeo abaixo). Os hackers alteraram os comandos no sistemas de conforto, como rádio e ar-condicionado, mas também para os freios, acelerador, transmissão e direção do veículo. Assista ao vídeo (em inglês) na Wired.

Uma pesquisa da Irdeto, líder mundial em segurança para plataformas digitais, realizada de 22 de junho a 10 de julho de 2017, em seis países (Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido), constatou que 90% dos consumidores de seis países diferentes acham importante que um dispositivo com conectividade tenha segurança integrada no produto. O levantamento mostra ainda que os gastos da indústria automotiva com segurança cibernética dos carros devem aumentar a uma taxa anual de crescimento de 24,4% entre 2015 e 2025.

Com base nessas pesquisas, a Irdeto e a analista global Frost & Sullivan desenvolveram o Cloakware for IoT Security, uma tecnologia de software para proteger o sistema dos carros.baseada em tecnologia avançada para alavancar o crescimento do mercado futuro e superar os desafios da indústria. “É um softaware para outro softaware. As ameaças à segurança de software nos carros conectados incluem engenharia reversa, adulteração de software, cópia e ataques automatizados que podem ser realizados através da rede ou desde o computador do hacker”, explica Gabriel Ricardo Hahmann, diretor de vendas da Irdeto. A solução Cloakware está disponível em todos os principais sistemas operacionais do setor automotivo e proporciona à indústria um ambiente seguro e inviolável para o software do veículo.

As soluções incluem forte proteção anti-hacking com segurança renovável, tornando virtualmente impossível a engenharia reversa do software do veículo. A solução Cloakware for Automotive está disponível em todos os principais sistemas operacionais do setor automotivo e proporciona aos fabricantes de automóveis e seus fornecedores um ambiente seguro e inviolável para o software, garantindo que os veículos funcionem como pretendido.

Fonte: A Tarde

Compartilhe:

Receba nosso Newsletter

Entre em
Contato Conosco

.
.
.
.

Gostaria de receber notícias e promoções da Future?

.

.Campo obrigatório

© 2017 Future. Todos os direitos reservados. Site by Allen Motion