Future

Ir para conteúdo principal

Menu Principal

Nosso blog

Fonte segura de conhecimento

Importância do serviço gerenciado de Backup

Future Brasil

30/03/2017

O que aconteceria a uma empresa se perdesse todas as informações críticas de negócio neste exato instante? Com certeza seria um prejuízo irreparável perder os documentos financeiros, os controles e relatórios importantes para tomada de decisão, estudos de mercado, ou mesmo a perca das informações dos interessados no negócio e/ou colaboradores, causaria. Infelizmente, é muito comum que as empresas comecem a se precaver só depois de passarmos por algum tipo de perca de dados.

Cuidar dos dados da empresa é um dos desafios da TI hoje e em caso de perda de informações, ainda que possamos recorrer à solução de recuperação de dados, se faz necessário lembrar que ela é uma ação emergencial, o que sempre pode acarretar algum impacto financeiro ou operacional para que ela seja realizada. Portanto, onde houverem informações importantes de negócio, deve haver uma solução consolidada de backup.

Um serviço de backup gerenciado ajuda a manter os dados sempre acessíveis – pois estão em um ambiente de computação em nuvem – além de poder manter um plano personalizado para atender as necessidades de backup, retenção e recuperação da empresa com acesso seguro à informação e há diversas opções de soluções para proteção escaláveis e flexíveis, onde é possível reduzir o custo e melhorar a gestão da segurança e conformidade na área de TI.

Existem duas principais formas de fazer backup:

Manual: é geralmente utilizada por pequenas empresas que fazem a cópia de seus arquivos e dados para um HD que não é o que está em uso. Essa forma de backup ajuda em alguns casos, mas não pode ser considerada uma solução, uma vez que está vulnerável às falhas humanas, como esquecimento, e às falhas dos equipamentos. Podemos dizer que essa é uma forma que está caindo em desuso, já que pequenas e médias empresas estão adotando maneiras personalizadas de terem seus dados em ambiente de computação em nuvem.

Automática: é indicada para empresas que buscam por uma forma profissional e eficaz de se realizar backups. É uma solução que requer um certo investimento inicial, porém minimiza significativamente os riscos ao replicar os arquivos e informações em local externo – normalmente, em ambiente de datacenter (interno ou assegurado por outra empresa) – e executar rotinas automatizadas que eliminam risco de falhas humanas, garantindo maior continuidade dos negócios. Atualmente, com a evolução do Cloud Computing e o rápido interesse das empresas para a adoção deste tipo de tecnologia, esses investimentos iniciais são bem reduzidos, já que cada empresa pode investir o que for de sua necessidade, pedindo para reajustar conforme seu crescimento.

Com a ciência das principais formas da realização de backup, bem como a grande vantagem de ter uma solução profissional e automatizada, é necessário conhecer um pouco mais sobre as características dessas soluções a fim de que se obtenha:

Rotinas de backup

A frequência com que uma rotina de backup para empresas que querem estar precavidas depende diretamente da periodicidade com que os interessados criam ou modificam os arquivos, ou que os sistemas sofrem alterações – no caso de backup de sistemas, é preciso considerar uma solução de backup ainda mais complexa que as convencionais. Ou seja, é possível que uma empresa seja plenamente atendida com uma rotina de backup diário ou pode ter backups sendo realizados em tempo real pela rede.

E quais são os tipos de backup que uma empresa pode necessitar?

Pequenas empresas geralmente apresentam necessidades básicas de segurança da informação que podem ser supridas por soluções de backup que envolvam simples cópias de segurança de arquivos e pastas. Já para empresas maiores, que lidam com informações complexas como sistemas operacionais e bancos de dados, são necessárias políticas de segurança mais incrementadas.

Os principais tipos de backup são:

  • Backup diferencial: É um backup para empresas que trabalha com uma replicação completa do arquivo alterado, por exemplo, um arquivo de 2GB que sofre uma alteração de apenas 5MB é totalmente transferido para o ambiente de backup. Essa solução pode atender plenamente as necessidades de uma empresa pequena, mas passa a tornar os custos de transferência e armazenamento muito altos quando o volume de alterações é grande.
  • Backup incremental: É um backup para empresas de médio e grande porte que trabalham com arquivos dinâmicos, que são alterados a todo momento. O backup incremental armazena os arquivos alterados, individualmente, e replicam apenas as informações que mudaram desde a cópia de segurança anterior, economizando banda, desempenho e espaço alocado em disco, consequentemente, reduzindo os custos com esses dados na nuvem.

Considerações Finais

Rotinas de backup manuais, apesar de apresentarem baixo custo, estão sujeitas a falhas humanas e não resolvem 100% do problema. Já as soluções de backup profissionais apresentam rotinas automatizadas e replicam as informações em ambiente seguro e disponível, utilizando o ambiente Cloud Computing. Na hora de escolher a ferramenta mais adequada, a empresa deve atentar-se ao tamanho e complexidade de sua rede, bem como o volume de informações modificadas diariamente e todas as necessidades envolvidas para que o serviço de backup possa se ajustar.

Além de socorrer os menos precavidos em situações emergenciais, as empresas precisam de soluções profissionais de backup com estruturas adequadas para armazenar informações de forma segura e sigilosa. Dessa forma, as informações das empresas não estarão mais à mercê da sorte, mas sim, em um ambiente seguro e gerenciado para que os negócios possam ter sua continuidade no mercado.

Compartilhe:

Promoções
Future

Receba nosso Newsletter

Entre em
Contato Conosco

.
.
.
.
.

.Campo obrigatório

© 2017 Future. Todos os direitos reservados. Site by Allen Motion