Uma das principais portas de entrada dos ataques cibernéticos e invasões é o usuário final, tanto o consumidor, que utiliza seus dispositivos pessoais, quanto o colaborador de uma empresa, que trabalha no notebook corporativo. E isso vale também para os pequenos negócios. Por isso, a estratégia de segurança deve englobar investimento em soluções efetivas aliada ao treinamento de pessoal, duas barreiras eficazes na redução de riscos.

Você provavelmente conhece alguém que já clicou em um link nocivo, enviado por e-mail, e infectou o computador. Quando o equipamento é da empresa, os danos podem ser ainda maiores. Existem diversas modalidades de ataque, e algumas visam o bloqueio do sistema, por exemplo, com o objetivo de pedir resgates financeiros para liberar o acesso. Para as pequenas empresas, a proteção de seus dados pode ser vital: 60% das PMEs alvo de ataques fecham em 6 meses, segundo estudo realizado pela U.S’ National Cyber Security Alliance.

“Os riscos são os mais diversos. Vai desde a simples exposição de dados confidenciais com a perda de um notebook de um integrante da força de vendas ou diretor, até exposição pública de dados confidenciais dos clientes na internet. A disciplina de ter uma estrutura de gestão de risco de acesso à informação é cada vez mais importante, mesmo para uma pequena empresa”, observa o vice-presidente de Vendas da Dell para Pequenas Empresas e Consumidor Final, Diego Puerta.

O que fazer para mitigar riscos

O usuário é a ponta final da cadeia de segurança. E-mails maliciosos, links com ofertas duvidosas e outros tipos de iscas devem ser reconhecidos pelos colaboradores. Por isso, o treinamento é uma das etapas dos programas de segurança. No Brasil, 58% das empresas contam com a capacitação como parte de soluções preventivas. Veja algumas medidas para reduzir os riscos de exposição do seu negócio:

Colaboradores da PME

  • Mantenha atualizados os softwares de proteção, como antivírus;
  • Quando estiver utilizando o notebook corporativo, evite entrar em sites pouco conhecidos, e sempre cheque as URLs antes de acessar;
  • Não clique em banners desconhecidos por mais atrativos que possam parecer: promoções e anúncios falsos podem conter iscas para vírus.

PME

  • Treine os funcionários para que eles aprendam a identificar situações de risco;
  • Gerencie sua rede para que apenas colaboradores autorizados tenham acesso a informações do negócio e dos clientes;
  • Busque parceiros tecnológicos que ofereçam soluções de ponta a ponta. Com mecanismos de segurança dos equipamentos, da rede e dos sistemas, seu negócio estará melhor protegido. Conheça algumas soluções em segurança que você pode buscar no parceiro:

Segurança de rede

As soluções que protegem a rede da PME fornecem prevenção contra invasões, proteção contra malwares (códigos que podem executar atividades maliciosas no computador invadido), controle de quem pode acessar a rede, e visualização do tráfego em tempo real. Isso faz com que a empresa mantenha sua performance, ao mesmo tempo em que protege o acesso à sua estrutura, além de permitir conexões mais seguras com dados e sistemas corporativos – o que pode incluir, também, a segurança da rede wireless.

Segurança de dados

Você já imaginou o que poderia acontecer à sua empresa sem a proteção dos dados? Centenas ou até milhares de informações poderiam estar expostas. É preciso proteger o ecossistema inteiro de dados e os dispositivos, de ponta a ponta. Da criptografia e prevenção contra ameaças até a autenticação dos usuários, é preciso buscar soluções de proteção, como pacotes de segurança endpoint (com proteção avançada contra ameaças, criptografia de nível empresarial e autenticação para áreas de trabalho), e soluções de backup e restauração de dados.

Segurança de e-mail

E-mails são veículos de trocas de informações importantes no mundo corporativo. Para protegê-los de possíveis ataques externos, busque parceiros que ofereçam bloqueadores de vírus, phishing (iscas que “pescam” informações de usuários e podem ser utilizadas na elaboração de invasões) e spams. Ao utilizar técnicas de detecção de ameaças, é possível garantir a troca segura de e-mails contendo informações confidenciais.

Quer garantir a segurança das informações da sua empresa? A Future possui Soluções que atendem às demandas do seu negócio! Conheça nossas Soluções clicando aqui!

Fonte: G1.

Entre em contato conosco