Future

Ir para conteúdo principal

Menu Principal

Nosso blog

Fonte segura de conhecimento

Veja como impedir que sites ‘sequestrem’ seu PC para minerar criptomoedas

Future

20/09/2017

O Pirate Bay foi pego nesta semana usando o computador de seus usuários para minerar criptomoedas, mais especificamente a Monero, sem sua permissão. O método seria uma alternativa aos banners profundamente invasivos e muitas vezes maliciosos como forma de gerar receitas para manter o site funcionando.

Apesar do sistema ter sido implantado por apenas 24 horas como forma de teste, muitas pessoas ficaram justificavelmente preocupadas. Afinal de contas, a mineração de criptomoedas é um processo pesado que usa muitos recursos do computador e pode causar travamentos da máquina. O fato de o sistema ser ativado sem permissão serve como um problema extra.

Felizmente, existe uma solução. O sistema utilizado pelo Pirate Bay se chama Coinhive para mineração de criptomoedas. Sabendo disso, um programador suíço encontrou um jeito de impedir que esse script entrasse em funcionamento com uma simples extensão de navegador chamada No Coin.

O sistema funciona praticamente como um bloqueador de anúncios, mas para mineradores de criptomoedas, bloqueando domínios associados à prática. Ao entrar em algum site que tente utilizar a ferramenta da Coinhive, a extensão para uma ferramenta do Google faz sua tarefa e impede que os recursos do seu computador sejam “sequestrados” para essa função.

A extensão funciona como prometido. O site da Coinhive oferece uma demonstração de como seu sistema funciona; bastou liga-lo para ver o uso da CPU do meu computador disparando, com a ferramenta sendo o maior vilão. Com a extensão instalada, no entanto, a ferramenta não funcionou.

Por enquanto, não são muitos os sites populares que se valem da prática de usar o PC dos usuários para minerar criptomoedas, mas vale se precaver com esse tipo de prática antes que ela se torne padrão.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe:

Receba nosso Newsletter

Entre em
Contato Conosco

.
.
.
.

Gostaria de receber notícias e promoções da Future?

.

.Campo obrigatório

© 2017 Future. Todos os direitos reservados. Site by Allen Motion