Com o avanço da tecnologia dentro das empresas, a importância da adoção de medidas contra ameaças relacionadas às informações também aumentou, exigindo soluções de segurança cada vez mais avançadas e trazendo consigo o desafio de gerir todas estas novas tecnologias.

Nesse cenário, como forma de combater os ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados, as empresas começaram a investir em recursos mais avançados e passaram a migrar dos modelos de segurança tradicional para a contratação da segurança como serviço (SECaaS).

Nesse artigo, iremos falar sobre os principais motivos para contratar a Segurança como Serviço.  Acompanhe!

O que é a Segurança como Serviço?

O conceito de SECaaS define que as atividades operacionais de segurança passem a ser realizadas por uma empresa especializada no tema.

Muito similar ao Software as a Service, a SECaaS oferece serviços de segurança por assinatura, incluindo produtos e serviços empacotados como uma solução completa, cabendo ao cliente o acompanhamento dos resultados e do atendimento aos níveis de serviço acordados (SLA).

A SECaaS é cada vez mais comum nas empresas que buscam uma maneira de diminuir o trabalho operacional das equipes internas, possibilitando que estas foquem nos níveis estratégico e tático.

Benefícios do Security as a Service

São muitos os benefícios em se adotar a Segurança como Serviço dentro da sua empresa, sendo os principais:

Redução de investimentos e do custo total

A primeira grande vantagem em se adotar um modelo de Segurança como Serviço está relacionada às questões financeiras.

Enquanto no modelo tradicional o cliente precisa realizar um alto investimento inicial, neste novo modelo os pagamentos ocorrem de forma mensal, diluindo assim os altos custos das soluções de proteção ao longo do tempo.

Adicionalmente, por mais que este modelo seja, normalmente, um pouco mais caro que o tradicional, se considerarmos toda a estrutura (predial e pessoal) que seria necessária para implantar uma operação de segurança in company, seu custo total é muito mais baixo que o do modelo tradicional.

Atualizações de segurança

Ao contratar SECaaS, a empresa tem a possibilidade de utilizar as ferramentas e recursos de segurança mais recentes.

Para que os mecanismos de proteção sejam eficazes, eles precisam estar sempre atualizados e nas versões mais atuais. Ao implementar a Segurança como Serviço, a organização tem a garantia de que essas atualizações são gerenciadas por especialistas em cada tecnologia, e que estas tecnologias estão configuradas de acordo com as melhores práticas de mercado.

Obsolescência dos ativos

Ainda nesta linha, a empresa contratante deste modelo não precisa se preocupar com a depreciação e a obsolescência de seus equipamentos de segurança, uma vez que o prestador do serviço deve garantir o uso de equipamentos suportados por seus respectivos fabricantes.

Maior agilidade e rapidez nas soluções

Outro grande benefício sobre o modelo tradicional é que com a SECaaS as soluções são fornecidas sob demanda, podendo ser ampliadas ou reduzidas de acordo com a necessidade da empresa, onde e quando a organização os precisar.

Liberação de recursos

Quando a segurança da informação é administrada por uma empresa especializada, as equipes internas do contratante podem se concentrar no que é mais importante para o negócio.

Além de liberar recursos, este modelo oferece total visibilidade aos gestores por meio de painéis de gerenciamento. Desse modo, a empresa poderá ter a certeza de que a segurança está sendo gerenciada com competência por uma equipe de especialistas em segurança cibernética.

Desafios de segurança

Nos dias atuais, as empresas, independentemente do tamanho ou segmento, sofrem todo tipo de ataques cibernéticos. Estar apenas atento aos ransomwares e phishings já não é mais suficiente. Assim, possuir profissionais capacitados e ferramentas adequadas de detecção, proteção e resposta é cada dia mais importante.

Entretanto, ter orçamento disponível e específico para contratar profissionais especializados em segurança da informação, especialmente para as empresas de pequeno e médio porte, é cada dia mais difícil.

Em tempos de recessão global, causada principalmente pela atual pandemia, os orçamentos destinados aos departamentos de tecnologia precisam ser cada vez mais otimizados, a fim de conciliar com os investimentos em outros setores da organização. Nesse cenário, é primordial buscar alternativas para suprir as necessidades da empresa e garantir a segurança das informações.

A Segurança como Serviço possibilita atender às necessidades de proteção, utilizando as melhores opções sob a ótica da segurança.

Exemplos de Segurança como Serviço

Cada vez mais empresas especializadas em segurança têm aprimorado suas propostas de segurança como serviço, deixando o leque de soluções disponíveis no modelo SECaaS cada dia mais amplo. São exemplos:

  • Serviço Gerenciado de Segurança: Neste serviço, o mais tradicional de todos, a empresa especializada em segurança opera, suporta e garante que os ativos de segurança sob sua gestão estejam configurados de acordo com as melhores práticas do mercado;
  • Gestão de Vulnerabilidades: Num programa de Gestão de Vulnerabilidades, uma análise completa do ambiente tecnológico é realizada de forma recorrente, através de diversas camadas de serviço. Isso garante a visibilidade do risco tecnológico real, possibilitando a correção das falhas existentes, otimizando os recursos já investidos e reduzindo a possibilidade de ocorrência de incidentes relacionados à segurança da informação.
  • Gestão de Incidentes: Caso uma tentativa de ataque ocorra, é o serviço de Gestão de Incidentes que a identificará, avaliará e tratará um eventual incidente. Seu objetivo é minimizar, ou até mesmo eliminar, eventuais impactos no ambiente tecnológico do cliente.
  • Monitoramento da Marca: Para saber se sua marca está exposta na Internet (incluindo a deep web) existe o serviço de Monitoramento da Marca. Através dele, você saberá se credenciais de acesso, e-mails e outras informações críticas foram vazadas, ou mesmo se existe algum plano de ataque cibernético contra sua empresa.
  • Alerta de Incidentes Globais: Conhecer os incidentes que estão ocorrendo no mundo, especialmente em seu mercado de atuação, tende a ajudá-lo com a elaboração de sua estratégia de defesa e possibilitar a tomada das decisões mais adequadas. Para isso serve o serviço de Alerta de Incidentes Globais.
  • Análise de Conformidade: Entender a adequação de seu ambiente às Leis e Normas, e à sua própria Política de Segurança da Informação, possibilita uma gestão adequada dos riscos e a elaboração de um plano de investimento em segurança. E este é o objetivo do serviço de Análise de Conformidade.

Saiba mais sobre SECaaS com a Future

Quer seja para economizar dinheiro, melhorar a eficiência ou proteger a infraestrutura de TI da empresa contra as ameaças de segurança mais recentes, a contratação de Segurança como Serviço pode agregar valor à sua organização, reduzindo os seus riscos e melhorando seus resultados financeiros.

A Future possui atuação no mercado de segurança da informação desde 1997, e pode auxiliar a sua empresa nesse processo de implantação e gerenciamento de segurança com todo o seu know-how e experiência.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba mais sobre a segurança como serviço!