Levantamento realizado pela F5 Networks aponta que o WAF (Web Application Firewall) já está presente em 70% das empresas. Em 2015, apenas 56% das corporações contavam com esta tecnologia em seus ambientes, o que mostra o forte avanço deste tipo de aplicação.

O estudo mostra também que, em meio à era da transformação digital, quatro em cada cinco novos serviços de aplicação são soluções de segurança.

Em outro resultado expressivo, 43% dos entrevistados disseram que o pior cenário que poderia acontecer às suas empresas seria implementar uma nova aplicação sem os corretos recursos de segurança.

Roberto Ricossa, Vice-Presidente de vendas e marketing da F5 América Latina e Caribe, ressalta que esses profissionais sabem que a inovação precisa da infraestrutura de segurança para ser bem-sucedida.

WAF

Solução cada vez mais estratégica para as empresas que vivem plenamente a transformação digital, o WAF protege a camada 7 – a das aplicações – de ataques de hackers. Para isso, “aprende” o funcionamento da aplicação que deve ser protegida e filtra os acessos a esse sistema, identificando com precisão o que é um acesso legítimo, o que é um malware.

Essa plataforma atua, também, como uma alavanca de inovação corporativa. “O WAF demanda que os times de desenvolvimento de aplicações e de infraestrutura juntem suas forças e atualizem processos e práticas de TI”, observa Ricossa. “O resultado é algo buscado por todas as empresas: a garantia de que as políticas de segurança da empresa serão minuciosamente seguidas pelas aplicações – seja um Internet Banking, seja o sistema que controla milhares de devices IoT em uma planta industrial”.

Avança na América Latina e no mundo

Entre os 177 questionários respondidos na América Latina, 19% dos profissionais disseram usar WAF para proteger 100% de suas aplicações Web. O maior número, 27%, empregam WAF para defender entre 1 e 24 aplicações corporativas.

No caso dos CISOs globais, o quadro é ligeiramente diferente: 13% disseram contar com WAF para proteger todas as suas aplicações Web. O maior número (34%) emprega WAF para garantir a integridade de um grupo que inclui de 1 a 24 aplicações corporativas. 2% disseram não usar WAF.

Fonte: Computer World

Entre em contato conosco