33% das empresas foram vítimas de um ataque DDoS em 2017
De acordo com o Relatório Global de Riscos de Segurança IT 2017, 50% das empresas alegam que a frequência e complexidade dos ataques DDoS (Distributed Denial of Service) de que são alvo aumentam todos os anos.
Nesse sentido, 33% das empresas foram vítimas de um ataque em 2017, o dobro de 2016, demonstrando a importância do aumento da consciencialização e proteção contra os ataques DDoS, que não aparentam abrandar. Daqueles que foram afetados, 20% são micro empresas, 33% PMEs e 41% empresas de grandes dimensões.
Apesar de os números deste ano demonstrarem que as empresas estão mais susceptíveis a sofrerem um só ataque – em 2016, 82% foi vítima de mais do que um ataque DDoS, em comparação com 76% este ano – as consequências não são menos severas, resultando em graves perturbações nos negócios.
Cerca de 26% das empresas que foram vítimas de um ataque DDoS relataram uma diminuição significativa no desempenho dos seus serviços, e 14% afirmou existirem falhas nas transacções ou processos dos serviços afectados.
Várias empresas afirmaram também que os ataques DDoS estão a ser utilizados para camuflar outro tipo de incidentes. Na primeira metade de 2017, mais de metade dos inquiridos afectados por ataques DDoS (53%) afirmou que estes foram utilizados como camuflagem.
Metade (50%) reportou que os ataques ocultaram infecções de malware; 49% afirmou que escondiam hackings ou invasões na rede e 26% das empresas disseram que os ataques esconderam roubos financeiros.
Fonte: PcGuia
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