Com a expansão dos ambientes virtuais e a demanda cada vez maior para que empresas e pessoas façam parte desse mundo, não é incomum que surjam também aplicativos e sites mal-intencionados e todo tipo de golpes que envolvam esses espaços.

Os crimes virtuais e os ciberataques ficam cada vez mais elaborados, crescendo proporcionalmente com os avanços tecnológicos, já que pessoas mal-intencionadas infelizmente também aprendem a usar a tecnologia.

Diante desse cenário, surge a necessidade de pensar em estratégias de proteção e, a partir da análise das falhas de segurança do passado que poderiam ter sido evitadas, surgiu a segurança integrada.

O que é a segurança integrada?

Conhecendo as necessidades do cenário de segurança nas empresas, onde muitas já sofreram ataques e invasões que causam obstrução e paralização dos negócios e de serviços públicos, garantir a integridade de indivíduos e da própria credibilidade é algo que merece toda a atenção possível.

Por isso, é de suma importância que as organizações tenham consciência quando precisam reestruturar seus sistemas de segurança, optando por uma alternativa integrada que reúne os mundos digital e analógico e garantindo, assim, uma proteção muito mais completa e eficiente.

A partir das imposições geradas pelas falhas de segurança cada vez mais eficientes, um sistema capaz de conectar os ambientes on e offline foi desenvolvido. Seu objetivo é ser cada vez mais eficaz, agir amplamente para proteger os dados das empresas e rever suas diretrizes de segurança para que estas sejam mais efetivas e abranjam todas as suas vertentes, sejam elas concretas ou virtuais.

Resumidamente, a segurança integrada envolve um conjunto de atividades equipamentos que são implementados para prevenir invasões e reduzir perdas patrimoniais das instituições.

Esse recurso precisa de duas frentes para que a proteção consiga atuar de forma completa, quebrando as barreiras entre o mundo real e o mundo virtual e é exatamente esse o detalhe que garante a proteção de forma completa.

Recursos Humanos

Atuando de maneira física, envolve vigilantes, porteiros e demais profissionais que trabalham no local que necessita da segurança. Aqui, a cadeia depende de orientações e treinamentos que reforcem os processos internos necessários para garantir a proteção local.

Colaboradores de confiança e supervisores atentos são imprescindíveis, assim como uma boa liderança para avaliar as necessidades nos processos internos e indicar melhorias na conduta dos profissionais envolvidos no setor.

Tecnologia e equipamentos

Para completar o sistema de segurança integrada, são necessários equipamentos de monitoramento capazes de auxiliar os profissionais da segurança, garantindo também uma capacidade de vigilância mais extensa.

Entre as tecnologias disponíveis, podem ser citados os sistemas desbloqueio por biometria ou reconhecimento facial, alarmes, sensores de presença, portarias virtuais e interfonia, controladoria de acesso e botões de pânico.

Benefícios da segurança integrada

Os locais com grande circulação de pessoas são os mais vulneráveis quando o assunto é segurança e podem ser os primeiros a se beneficiar com um sistema integrado.

Empresas de grande porte ou multinacionais, aeroportos e órgãos públicos têm muita probabilidade de sofrerem ataques físicos ou virtuais. Para esses lugares, a segurança integrada não é uma possibilidade e sim um investimento.

Ao implementar a segurança integrada na sua empresa, é possível diminuir e até mesmo combater ciberataques, que colocam em risco a integridade das empresas de todos os tamanhos. A iniciativa também é capaz de amplificar os sistemas de segurança, pois é o recurso mais completo e eficiente da atualidade.

Outros benefícios também podem ser obtidos, tais como:

  • Redução de custos operacionais em longo e médio prazo;
  • Planejamento de recursos mais inteligentes;
  • Ampla redução de riscos;
  • Capacidade de a empresa cumprir exigências e políticas de segurança do mercado de TI;

Com a integração de sistemas e maior controle da segurança com o uso de tecnologias mais precisas in loco, é completamente possível conseguir uma segurança efetiva, diminuindo perdas, furtos e roubos de ativos.

Motivos para investir na segurança integrada

A segurança integrada é capaz de proporcionar mais tranquilidade para empresas que precisam de proteção de valores e informações, por exemplo, existem diversos motivos para se investir nesse sistema, os quais você vai conhecer agora.

Melhoria na performance da segurança

Com a implementação da segurança integrada, o tempo de resposta em caso de uma crise ou falha de segurança se torna mais rápido, o que garante a melhora da qualidade de prevenção e proteção de um local a partir de informações centralizadas e a possibilidade de acompanhar a movimentação em tempo real.

Gestão inteligente da segurança

Os processos também passam a ser realizados de forma automatizada com a segurança integrada, reduzindo operações mecânicas e analógicas e, consequentemente, os riscos de falhas. Isso garante que a gestão da área de segurança seja feita de forma muito mais eficiente e inteligente.

Economia de custos

Ao optar por usar um sistema e equipamentos integrados, a segurança pode ser feita de maneira mais inteligente. Com isso, os desperdícios de recursos e as falhas são reduzidos, o que gera menor custo para a empresa.

Monitoramento do sistema de segurança

Monitorar os ambientes internos e externos fica muito mais fácil quando uma organização adota a segurança integrada, já que são gerenciadas de forma centralizada, ficando em um único lugar e a gestão é realizada de forma remota.

Toda a segurança integrada conta com avisos caso haja alguma ocorrência fora do normal e, assim, as funções podem ser acionadas pela equipe de segurança diretamente da central.

Saiba mais sobre segurança integrada com a Future

Com todas essas informações sobre segurança integrada, fica difícil não pensar em proteger sua empresa da maneira mais abrangente possível. A Future tem a solução que você precisa, pois atua desde 1997 no mercado de segurança da informação.

Com vasto conhecimento na área, nosso time está pronto para assistir as organizações com eficiência e qualidade. Contate agora mesmo um dos nossos profissionais para esclarecer todas as suas dúvidas.